Oliviero Toscani

   Oliviero Toscani (Milão, 28 de fevereiro de 1942) é um fotógrafo italiano, que inventou campanhas publicitárias polêmicas para a marca italiana Benetton durante os anos 90. Toscani se ocupou da publicidade da Benetton entre 1982 e 2000

A maioria de suas campanhas é institucional, propagandas de marca e não de produto, normalmente composta apenas por uma fotografia polêmica e o logo da companhia.

Oliviero Toscani ficou famoso por chocar. Ele mexeu com tabus religiosos, preconceitos raciais e, é claro, polemizou entre o que é publicidade e o que não é. Francesco Pettit, o “P” da DPZ, chegou a afirmar, durante o programa Roda Viva que entrevistou o fotógrafo italiano, que Toscani não gosta de publicidade, “o que ele gosta é de aparecer, de escândalo”

Na peça abaixo, por exemplo, a imagem “Corações”, criada em 1996 para promover a coleção da United Colors of Benetton de primavera e verão, teve seu lançamento programado para coincidir com o congresso internacional de SOS Racismo, em comemoração ao dia mundial anti-racismo das Nações Unidas. Os órgãos da foto são de porcos.

benetton-hearts

Fazendo uma análise desta campanha, é possível verificar alguns detalhes que o fotógrafo pensou, como o dia em que foi lançado coincidindo a data de um congresso anti racismo, os materiais ulizados como os corações de porco, e o impacto que essa campanha causou diretamente na marca e nos seus consumidores.

 

Bibliografia: http://adnews.com.br/publicidade/no-dia-do-fotografo-confira-nomes-que-se-destacam-na-publicidade.html

Felipe Fava Amarante

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